AV1 irá dominar o futuro do streaming em vídeo
A Intel é a primeira fabricante de placas de vídeo do mundo a oferecer a capacidade de codificação AV1 na linha Arc. E essa constatação veio dos testes realizados pelo youtuber EposVox, com uma GPU Arc A380. Ele descobriu que AV1 é altamente eficiente para stream de vídeo que produz baixo bit rate. Em comparação, o AV1 supera todos os encoders de hardware H.264, incluindo o NVENC da rival NVIDIA.
Os testes incluem o AMF da AMD, o Quick Sync da Intel e softwares de streaming, como o OBS. EposVox utilizou o benchmark VMAF, da Netflix, para avaliar a qualidade do vídeo atribuindo uma nota de 0 a 100. A ferramenta compara a qualidade do vídeo com o vídeo não compactado e é testada em 3,5 MBps, 6 MBps e 8 MBps. Battlefield 2042, Apex Legends e Halo Infinite são alguns dos jogos que o youtuber utilizou para fazer os comparativos.
De modo geral, o codec de vídeo da Intel oferece performance 16% melhor que NVIDIA e AMD. Embora o OBS ofereça um ótimo resultado de streaming nas velocidades de transmissão 3.5MBps e 6MBps, EposVox comenta que a codificação AV1 em 3.5MBps é o ideal para consumir menos recursos e entregar maior acessibilidade ao público.
O AV1 da Intel foi desenvolvido em 2015 pela Alliance for Open Media, como um formato de codificação de vídeo de código aberto isento de royalties. O formato, revolucionário e gratuito, produz menos tamanhos de arquivo do que o formato H.264, oferecendo uma capacidade de compactação muito maior.
O AV1 vem sendo cada vez mais adotado em plataformas de streaming de vídeo e tem visto um uso mais extensivo em arquiteturas de placas gráficas, como a série NVIDIA RTX 30, a arquitetura RDNA 2 da AMD e, recentemente, as iGPUs da Intel. Até mesmo o PlayStation 4 Pro conta com a codificação, implementada pela Sony no sistema de jogos do console.
No streaming, o AV1 ainda não foi plenamente utilizado, mesmo com a codificação de vídeo disponível há um bom tempo. As placas gráficas atuais não oferecem suporte, enquanto outras precisam de software para pode utilizar o codec AV1. E exceto pelas GPUs Arc recentes da Intel, não foi criado um hardware capaz de acelerar a codificação AV1 de forma adequada.
Intel lança codec de vídeo AV1 para CPUs
Codec AV1 promete lidar com resoluções super altas
…..
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: WCCFTECH
Fonte: https://adrenaline.com.br/noticias/v/77838/encoder-av1-das-gpus-intel-supera-alternativas-h264-da-nvidia-e-amd
2022-08-11 08:00:00