O lançamento de Battlefield 2042 foi no mínimo decepcionante (para não dizer um desastre), o que já levou a publisher Electronic Arts a reavaliar completamente o desenvolvimento dos jogos da série daqui para frente.
E, mais recentemente, apontar para culpados pela péssima recepção do jogo.
Uma reportagem do site Xfire assinada pelo jornalista e insider Tom Henderson — conhecido por fontes confiáveis especialmente para Call of Duty e Battlefield — relata que, na última terça-feira (15), a EA realizou uma reunião interna para discutir o direcionamento da empresa, e mais de 20 minutos teriam sido dedicados ao shooter da DICE.
Laura Miele, chefe de estúdios da empresa, declarou que “é muito importante admitir quando temos erros”, e que “este certamente é o caso com o lançamento de Battlefield, que fracassou em alcançar as expectativas de nossos jogadores, e também claramente não atingiu as nossas próprias expectativas.”
A reportagem indica que a executiva citou diversos fatores que levaram à recepção negativa do jogo, incluindo desde a atualização do motor gráfico Frostbite, desenvolvido pela própria DICE — “A versão da Frostbite que eles usavam era tão velha que tiveram que voltar e atualizar. Por isso foi basicamente colocar o jogo em um motor gráfico novo” — até problemas de adaptação com a pandemia de Covid-19 e trabalho de casa.
Electronic Arts/Divulgação
Porém, a justificativa mais curiosa (para não dizer bizarra) foi o lançamento surpresa do multiplayer de Halo Infinite, que de acordo com Miele trouxe comparações desfavoráveis a Battlefield 2042 por ser um jogo mais polido e bem-acabado.
Historicamente, os lançamentos de Battlefield são repletos de bugs e problemas de instabilidade, e a EA calculou que o público levaria o histórico da franquia em conta no novo game.
Ainda assim, a contagem de bugs no jogo teria atingido “níveis históricos para um jogo da DICE”, o que levou o estúdio a correr para resolver os problemas com patches pré e durante o lançamento.
Miele também declarou que o jogo não se alinhou com as expectativas de jogadores (sejam novos ou veteranos da série).
“Claramente, não fomos longe o suficiente com segmentos de jogadores diferentes, e certamente não nos aprofundamos com o jogo, por isso não trouxemos jogadores junto de nós, o que foi um grande erro para o ciclo e processo de desenvolvimento do jogo.”
Uma petição de reembolso por quem comprou o jogo e se desapontou com o resultado final já atingiu 209 mil assinaturas no site Change.org.
Após uma reestruturação interna, a franquia Battlefield será chefiada por Vince Zampella, cofundador da Respawn Entertainment, responsável por Apex Legends e Star Wars Jedi: Fallen Order.
Fonte: https://news.google.com/__i/rss/rd/articles/CBMiZmh0dHBzOi8vd3d3LnRoZWVuZW15LmNvbS5ici9wYy9iYXR0bGVmaWVsZC0yMDQyLWVhLWN1bHBhLXBhbmRlbWlhLWUtaGFsby1pbmZpbml0ZS1wb3ItZnJhY2Fzc28tZG8tam9nb9IBamh0dHBzOi8vd3d3LnRoZWVuZW15LmNvbS5ici9hbXAvcGMvYmF0dGxlZmllbGQtMjA0Mi1lYS1jdWxwYS1wYW5kZW1pYS1lLWhhbG8taW5maW5pdGUtcG9yLWZyYWNhc3NvLWRvLWpvZ28?oc=5
2022-02-17 05:00:00