• O melhor servidor HardCore do Brasil

Conheça a história completa de Battlefield 2042

23 de agosto de 2021

Como sabemos, Battlefield 2042 não terá um modo campanha, mas a EA e a DICE têm desenvolvido a lore do título através de interessantes histórias contadas no site oficial do game. Através de relatos das catástrofes ambientais que levaram à guerra presenciada no futuro distópico do jogo, com jornadas pelo mundo sob a perspectiva do jornalista fictício Kayvan Bechir, e com a ação frenética do curta-metragem Êxodo, a lore do Battlefield 2042 mostra bastante potencial para se desenvolver ainda mais após o lançamento do game.

No vídeo abaixo, dissecamos cada detalhe desta história para que você fique por dentro de tudo sobre esta lore. Caso prefira a leitura, você também pode ler esta trama através do texto a seguir.

A história por trás da guerra do Battlefield 2042 começa especificamente no ano de 2031, 10 anos a frente do Mundo em que vivemos hoje, e numa realidade bem plausível de acontecer. Depois de muito tempo com a humanidade causando tantos danos a natureza visando a evolução, mas esquecendo-se do meio ambiente, o Mundo começa a cobrar a conta. Então, nessa realidade do game, em 2031, o Planeta Terra chegou a uma situação quase irreversível. O nível dos oceanos subiu, e outras catástrofes ambientais começaram a acontecer com frequência, como por exemplo, a primeira tempestade nível 6 em 2033. Tudo isso culminou em recursos cada vez mais escassos, gerando colapsos de economia, alianças políticas sendo desfeitas, entre outros problemas. Em janeiro de 2034 a falta de combustível e escassez de alimentos atingiu um ponto tão crítico que gerou Segunda Grande Depressão. A situação só piorou em outubro de 2035 quando a União Europeia se desfez completamente após um colapso na Alemanha.

No meio desse caos, com pessoas passando fome, sem moradia, surgem então os Sem Pátria, a facção com a qual a jogaremos. O grupo foi formado por pessoas refugiadas de seus países, que partiram para outros lugares em busca de segurança e suprimentos. São famílias, fazendeiros, médicos, engenheiros e soldados, pessoa de todas as etnias e classes sociais. Depois de uma vida inteira separados por um abismo social, os grupos mais privilegiados e menos favorecidos, determinados a sobreviver, foram forçados a viver juntos.

No ano de 2037 as coisas pareciam que estavam se estabilizando novamente, com o planeta vivendo o chamado Novo Normal. As tecnologias avançadas geraram revoluções energéticas, irrigação no deserto permitindo cultivo de alimento nesses lugares, barragens protegendo cidades costeiras, reconstrução de cadeias de suprimentos… Essa esperança de alcançar a normalidade novamente levou algumas nações, inclusive, a reabrirem suas fronteiras.

No entanto, nesse momento, os Sem Pátria já eram compostos por cerca de 1,2 bilhões de pessoas refugiadas, e a possibilidade de repatriar todos pras suas nações era complicada. O grupo, então, se tornou um impasse na criação de novas políticas econômicas, militares e sociais. Muitos até tiveram ofertas de reintegração em seus país, mas recusaram porque ainda desconfiavam dos governos que tinham os exilado. Os líderes Sem Pátria se tornaram então figuras importantes, inspirando uma nova sociedade independente de qualquer nação, separando o Velho Mundo e o Novo Normal.

Infelizmente, no entanto, em meio à essa reconstrução, novos atritos começaram a acontecer entre a Rússia e os EUA porque as superpotências, mais uma vez, queriam pra si o controle deste Mundo em transformação. A partir daí, tudo começou a dar errado novamente, e a situação do Planeta Terra atingiu um ponto irreversível.

No ano de 2040, justamente durante essa tensão entre os países, uma tempestade de lixo espacial, cuja causa é desconhecida, fez com que mais de 70% de todos os satélites que orbitam a Terra apresentassem defeitos e caíssem no planeta. O Apagão causado gerou devastação e caos em massa. Aviões caíram, redes de comunicação saíram do ar, cadeias de suprimento globais ficaram impossibilitadas de operar, o preço do petróleo e dos grãos dispararam.

Não há mais internet, não há mais vigilância, não há mais previsão do tempo, não há mais nada. O Mundo vira um caos total e sucumbe de vez. Obviamente, a desconfiança toma conta da geopolítica, já que a Rússia e os EUA se acusam pelo Apagão. Outros suspeitam que os Sem Pátria foram os responsáveis por esse problema a fim de causarem anarquia. Com a tensão cada vez maior, Especialistas com treinamento militar entre os Sem Pátria formam Forças-Tarefa armadas para se defenderem. É justamente com estes soldados que jogaremos Battlefield 2042.

Todo esse caos e escassez provoca uma guerra nas sombras entre a Rússia e os EUA, lutando para conseguirem poder e recursos para suas populações. Ambos os lados então recrutam soldados dos Sem Pátria para operarem. Apesar do grupo ser independente de nações, os países ofereceram em troca da ajuda na guerra recursos para os refugiados. No fim de 2041 e início de 2042, então, os Sem Pátria então não têm outra alternativa a não ser escolherem um lado, não pra lutarem por alguma nação, mas pela própria sobrevivência e o próprio futuro. Mas também descobriremos a seguir que o líder dos Sem Pátria, o chamado Oz, tinha um interesse muito maior neste conflito.

Entra aí, justamente no fim de 2041, o início de outra parte importante da história. Tudo é contado pela perspectiva de Kayvan Bechir, um jornalista que acabou se aventurando pela jornada dos Sem Pátria. O mais interessante aqui é que os trechos contados por ele não só servem pra aprofundar ainda mais o universo do game, como também apresentam as localizações nas quais jogaremos as partidas.

As coisas começam em setembro de 2041 em Doha, no Catar, quando o Bechir, interessado pela história dos Sem Pátria, finalmente consegue fazer contato com o Oz. O problema é que o jornalista estava sendo monitorado pelas autoridades, e ao descobrirem o contato, Bechir passa a ser caçado por supostamente ajudar um terrorista internacional, já que os Sem Pátria eram considerados pelos governantes como inimigos. Se aproveitando de uma enorme tempestade de areia na cidade e seguindo dicas deixadas pelo grupo, ele consegue fugir de Doha, e começa sua jornada.

Em novembro de 41, atrás de pistas deixadas por Oz, Bechir chega em Alang, na Índia, o maior pátio de demolição naval do mundo. Nesse lugar, as forças armadas dos Sem Pátria compravam navios de ferro velho pra consertarem e colocarem em sua frota de transporte de suprimentos. O governo da Índia, no entanto, resolve intervir, e o combate eclode. Acompanhado de soldados Sem Pátria, Bechir entra no navio chamado Copperfield e consegue fugir.

Nos próximos meses, o jornalista então parte nessa jornada com o Copperfield, passando por outros lugares nos quais jogaremos. Seu primeiro destino é a Ilha Branie, em Cingapura, onde os soldados vão atrás de suprimentos mas são caçados pelas autoridades; Logo depois, passam por Songdo, na Coreia do Sul, onde uma espiã dos Sem Pátria rouba dados da maior empresa de internet do mundo; A seguir, Bechir vai para Kourou, na Guiana Francesa, onde os EUA e a Rússia brigam pelo controle de uma base de lançamento de foguetes, enquanto os Sem Pátria traficam armas pra uma milícia russa. Por fim, Copperfield ancora em uma plataforma de petróleo na Antártida controlada pela Rússia.

Os Sem Pátria precisavam desse petróleo na Antártida para seus barcos, mas a Rússia só forneceria o recurso caso eles prometessem lealdade ao país, um preço que o Oz não quis aceitar. Com isso, cada vez mais embarcações do grupo ficavam presas naquele lugar gelado, até que Oz envia um navio com seu capitão mais leal, Irish (aquele mesmo do Battlefield 4), pra salvar os refugiados. Bechir e o restante das pessoas então embarcam no navio Êxodo, figura importante nessa história.

O Êxodo navegava rumo a Freetown Port, um porto em Serra Leoa, onde Bechir planeja pegar um transporte pro Cairo e viver uma nova vida no Egito, longe do conflito. O país passou por uma transformação tecnológica com irrigações do deserto e vive com estabilidade sendo comandado pela empresa Synseco. Qualquer um pode viver lá, desde que esteja disposto a trabalhar para a organização. Ao se aproximarem do porto, entretanto, o navio se desvia da costa e navega rumo ao norte, depois de receber instruções crucias do Oz que podem mudar o rumo dos Sem Patria. É aí que entra a história do curta metragem Êxodo, o filme animado lançado recentemente pela EA.

Oz redirecionou o navio Êxodo e mandou o capitão Irish em uma missão secreta em Londres pra roubar uma maleta misteriosa. Chegando lá, o soldado é emboscado, mas consegue derrubar o inimigo e descobre que esse adversário se tratava de Pakowski, um antigo amigo seu do exército americano (que também apareceu na campanha do BF4). Ele leva Pac, ferido, pro navio. Lá, seu antigo amigo revela que se a maleta for entregue a Oz, ele começará a Terceira Guerra Mundial. Ao decodificar o conteúdo na mala, Irish descobre que Pac tinha razão – se tratavam coordenadas pra uma arma experimental Americana cairá do céu em algumas horas, e se os Russos tiverem acesso a ela, podem começar uma guerra.

Irish descobre, então, que Oz queria justamente uma guerra entre os EUA e a Rússia pra ambas as nações se destruírem e os Sem Pátria assumirem o controle deste Novo Mundo livre de governos. Para isso, daria as coordenadas dessa arma pros Russos pra que essa guerra começasse. Irish, com medo dessa guerra que pode acontecer, ordena que o Êxodo entre no meio de uma tempestade pra ter alguma vantagem na batalha contra as tropas do Oz, que agora sabia que tinha sido traído pelo seu Capitão.

O navio é atacado, e os soldados do Oz pegam o filho de Irish como refém em troco da maleta. Enquanto isso, vendo aquela situação de risco, Bechir solta Pac das algemas pra que ela possa ajudar. Irish, no convés, entrega a maleta, mas Oz não cumpre o acordo e manda assinarem seu filho. Pac então aparece, consegue salvar o menino, mas é morto, e a maleta acaba sendo mesmo roubada. As tropas de Oz deixam o local, e é nesse momento que Irish assume o controle do rádio do Êxodo, dizendo para a tripulação que a única forma de parar essa guerra é entrando nela. Ele pede que todos se preparem para lutar. É a partir daí que termina a história contada e eclode o combate entre os Sem Pátria, que presenciaremos no game.

É também a partir daí, justamente nos próximos passos de Irish e do navio Êxodo, que deve se passar o Hazard Zone, um modo ainda não revelado do Battlefield 2042, que promete trazer uma gameplay mais tática focada em esquadrões, envolvendo infiltração, extração de recursos, e que deve desenvolver mais a história do jogo. Muitos insiders tem dito que esse modo terá uma pegada parecida com Escape From Tarkov, mas ainda não temos informações oficiais.

Fonte: https://ovicio.com.br/conheca-a-historia-completa-de-battlefield-2042/

2021-08-23 19:38:42