Jogos como eFootball 2022 e Battlefield 2042, ambos para PS5, Xbox Series X/S, PS4, Xbox One e PC, ficaram marcados no ano de 2021 como alguns dos piores lançamentos, segundo o Metacritic. Apesar de serem grandes produções de alguns dos principais estúdios da indústria, muitos desses títulos foram apressados para seus lançamentos, como Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition. Além disso, chegaram ao público repleto de bugs, o que gerou uma onda de avaliações negativas.
eFootball 2022 e Battlefield 2042 ficaram marcados como alguns dos piores lançamentos de 2021 devido a bugs — Foto: Reprodução
O Metacritic é um site que reúne avaliações de veículos internacionais de games e oferece uma média para jogadores terem uma ideia da recepção de um jogo na mídia especializada. A plataforma também oferece espaço para análises feitas por usuários, o que permite checar se há uma discrepância entre a mídia e o público, ou se jogadores estão ainda mais revoltados com um game. Em alguns casos as notas de usuários chegam a níveis extremos, como Grand Theft Auto: Trilogy que está com uma nota média de 47, mas com nota 0,7 dos usuários.
A série de futebol da Konami, anteriormente conhecida como PES, mudou de nome e se reestruturou drasticamente para este novo capítulo gratuito. No entanto, o jogo parece ter perdido a profundidade em sua jogabilidade. Além disso, eFootball 2022 foi lançado com uma quantidade imensa de bugs (alguns muito engraçados), principalmente defeitos de animação e colisão que faziam os personagens ficarem deformados ou atravessarem os corpos dos adversários.
eFootball 2022 desagradou usuários com a nova direção do game e foi lançado com uma enorme quantidade de bugs — Foto: Reprodução/Steam
No momento o game conta com mais de 25 mil análises “Extremamente negativas” na loja digital Steam e está classificado como o pior jogo da loja no site Steam 250, que registra análises de usuários. A Konami pediu desculpas pelo lançamento e se comprometeu a lançar atualizações para consertar o jogo e adicionar mais conteúdo.
Uma das maiores decepções do ano foi Balan Wonderworld, um game que tinha grande expectativa por ter envolvimento de Yuji Naka, criador de Sonic the Hedgehog e Nights into Dreams. Inicialmente, o título apresenta semelhanças visuais com Nights, mas o jogo explora uma gameplay de plataforma semelhante a de Super Mario Odyssey.
Balan Wonderworld tem vários problemas que deixam o jogo frustrante, além de seu personagem principal mal aparecer no game — Foto: Reprodução/Steam
Jogadores precisam obter roupas específicas que garantem superpoderes para avançar, mas é fácil perdê-las ao ser atingido por inimigos, o que deixa o game muito frustrante. Talvez o mais estranho seja que o personagem principal Balan quase não aparece na jogatina, exceto por sequências aleatórias que parecem desconectadas do resto do jogo.
O anúncio de remasterizações dos clássicos games da franquia Grand Theft Auto gerou grandes expectativas para jogadores nostálgicos de GTA 3, GTA: Vice City e GTA: San Andreas. Apesar disso, a coletânea surpreendeu ao ser lançada com uma qualidade ruim. Os games contam com vários bugs, problemas de performance, jogabilidade, efeitos visuais como chuva que chegam a atrapalhar a visão, falta de outros efeitos como a névoa no horizonte e mais.
Grand Theft Auto: The Trilogy – Definitive Edition foi uma grande decepção para jogadores que esperavam revisitar os grandes clássicos da franquia — Foto: Divulgação/Rockstar Games
A insatisfação dos jogadores também aumentou porque as versões originais dos jogos haviam sido removidas das lojas digitais para dar lugar às remasterizações. A Rockstar Games anunciou que irá lançar atualizações para consertar os jogos e restaurou as versões de PC nas lojas, que atualmente é a única forma de comprar a trilogia original.
Apex Legends no Nintendo Switch oferece o mesmo jogo dos outros consoles, mas com desvantagens que atrapalham no cross-play — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store
A versão do console da Nintendo tem uma taxa de quadros menor, de 30 FPS comparada aos 60 FPS do PS4 e Xbox One. Além disso, o game tem quedas constantes sempre que o jogador está em um local mais complexo ou quando a ação fica muito frenética. Isso poderia não ser um problema em outros jogos, porém Apex Legends conta com cross-play, o que significa que jogadores do Switch ficam em grande desvantagem.
O remake das clássicas aventuras de Alex Kidd no Master System não foi tão bem recebido no exterior quanto por jogadores nostálgicos do Brasil. Para usuários que não jogaram o game original de 1986 (em 89 no Brasil), algumas decisões de design podem parecer estranhas em Alex Kidd in Miracle World DX e dignas de crítica. O jogo também pode ser muito frustrante por oferecer apenas três vidas e fazer o jogador retornar sempre ao começo da fase quando elas acabam. Há uma opção de vidas infinitas, mas ela bloqueia o acesso a troféus e conquistas.
Alex Kidd in Miracle World DX recebeu algumas avaliações negativas, mas é um sonho nostálgico para jogadores da época do Master System — Foto: Reprodução/Steam
A jogabilidade do game original também não parece se adaptar tão bem para os tempos modernos e para os visuais do remake. Isso por conta da imprecisão nos controles de Alex e uma área de colisão muito grande que facilita morrer para os inimigos. Esses defeitos levaram o jogo a receber avaliações um pouco negativas, não tão ruins quanto outros títulos da lista. Em setembro uma atualização adicionou a opção de ligar controles mais precisos, além de uma área de colisão menor.
O aguardado novo game da saga Battlefield teve um lançamento conturbado, repleto de bugs e com pouco conteúdo em relação a outros capítulos da franquia. Battlefield 2042 é um jogo de tiro em primeiro pessoa focado na experiência multiplayer, sem campanha single player, com uma grande reputação principalmente entre jogadores de PC.
Battlefield 2042 teve um lançamento conturbado, repletos de bugs e com reclamações de usuários sobre falta de conteúdo — Foto: Reprodução/Steam
Pouco após o lançamento, o game recebeu mais de 30 mil análises negativas. Entre as reclamações de usuários estão a baixa performance mesmo em PCs potentes, bugs em veículos e um efeito de desvio exagerado dos projéteis que dificultava atingir seus oponentes. Por um breve período o jogo chegou a figurar entre os 10 piores de todos os tempos na loja Steam, segundo o site Steam 250. A produtora DICE se comprometeu a consertar o game através de grandes atualizações que serão lançadas antes do final do ano.
Sonic Colors: Ultimate – PS4, XB, SW e PC
Lançado originalmente em 2010, Sonic Colors foi um game do mascote da Sega aclamado por trazer uma boa jogabilidade e diversão. O jogo, exclusivo do Nintendo Wii, deixou fãs do PlayStation e Xbox de fora. Sonic Colors: Ultimate prometia trazer toda a velocidade de percorrer fases em 3D com o personagem em uma versão remasterizada do clássico, dessa vez para todas as plataformas. No entanto, o que parecia um fácil acerto se tornou uma terrível conversão repleta de bugs.
Sonic Colors: Ultimate poderia ter sido um dos sucesso de 2021, mas foi lançado com bugs e baixa performance nos consoles atuais — Foto: Reprodução/Epic Games Store
Os maiores problemas de Sonic Colors: Ultimate são bugs que fazem gráficos saírem do controle, com objetos que mudam de tamanho, cor e piscam para criar uma terrível poluição visual. Além disso, o jogo sofre com vários problemas de performance, como queda de taxa de quadros. Os problemas parecem ser ainda mais sérios na versão do Nintendo Switch, que tem, por exemplo, loadings maiores que os do Wii. A Sega tem lançado atualizações desde o lançamento do game para consertar esses problemas.
Com informações de Metacritic (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), Steam 250, Rockstar Games, GameSpot, Polygon, Eurogamer, Game Informer, Video Games Chronicle
PlayStation 5 e Xbox Series: qual console de nova geração comprar?
Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2021/12/efootball-battlefield-e-mais-veja-os-piores-jogos-lancados-em-2021.ghtml
2021-12-18 05:00:00